terça-feira, 6 de novembro de 2012


                    3° Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto
                          PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Data/ Hora
Espetáculo
Local
Sinopse
Faixa Etária
09/11 - 18h30
Espia Só! Teatro lambe-lambe (Itajaí-SC)
Moura Lacerda Sede
Intervenção de teatro lambe-lambe, constituída de dois ambientes teatrais: uma tenda e três caixas, montadas por um grupo de ciganos, que apresentam seus espetáculos.  A Tenda atrai a curiosidade das pessoas e no interior das “caixas misteriosas” são apresentados, simultaneamente, três espetáculos para um espectador por vez.  Minutos de magia para espiar à vontade.

Livre
10/11 - 16h
Alexandre Entre Xiquexiques e Mandacarus (Ribeirão Preto)
Teatro Minaz
Entre os xiquexiques e mandacarus não há quem não conheça suas histórias. Alexandre, o corajoso herói do sertão enfrenta uma jornada, cheia de aventuras e surpresas, a fim de encontrar um papagaio falador para sua companheira Cesária. Uma divertida e inusitada história que se desenrola no coração do sertão.
Infantil - 03ª/ 12a
11/11 - 20h
Uma História Oficial
(Três Rios-RJ)
Teatro Minaz
Tudo começa quando uma menina é vendida pela mãe para um vendedor de bíblias, que descobre na capacidade dela em provocar orgasmos titânicos, uma lucrativa fonte de renda. A jovem se apaixona pelo escravo do comerciante que, uma vez em liberdade, se dispõe, ao lado dela, a mudar a história daquele lugarejo.
Adulto - 16a
11/11 - 16h
Meio Lá Meio Cá – Vivo EnCena > CONVIDADO
Teatro Sesi
Com texto de GpeteanH, o espetáculo infantil conta a história de um ser atrapalhado chamado EU, que recebe no meio da noite a visita de ELA. EU, tonto como só ele, acredita que se trata de um anjo. ELA diz que sua missão ali é lhe entregar um presente especial. Para obter tal merecimento, EU contará com a ajuda de TU, seu parceiro inseparável. Juntos, os dois irão se submeter a um divertido aprendizado que exigirá deles coragem para viver no mundo misterioso que começará a rondar suas vidas.
Infantil
12/11 - 20h
Sobre pedras e flores – uma metáfora sobre o Amor
(Santo André-SP)
Teatro Pedro II (Plateia sobre o Palco)
A peça conta a história de Caio e Felipe, cujos caminhos se cruzam quando tentando descobrir qual dos dois é dono de um apartamento. Durante o conflito, vemos um grande dilema dos relacionamentos modernos, que anda no delicado limite da presença e da ausência, do cuidado e do abandono.
Realizando uma viagem para dentro de si mesmos, oscilam entre inconsciência e lucidez reflexiva, buscando compreender as várias faces do sentimento, a relação que se estabelece com o Amor, suas perdas e ganhos, na montanha russa sentimental em que todos nós vivemos, na tentativa de preencher os espaços vazios.
Adulto - 16a
13/11 - 20h
O Homem a Besta e a Virtude > CONVIDADO
Teatro Pedro II
A peça conta a história de uma mulher virtuosa que fica grávida do professor de seu filho. O marido (a Besta), um rude capitão de navio que há três anos não cumpre com os afazeres matrimoniais, passa mais tempo singrando os mares do que em sua casa.
Tudo acontece no dia em que ele está de volta e o infeliz professor (o Homem) e a virtuosa mulher têm que fazer de tudo para que o encontro marital, a cópula, se consuma e o futuro nenê chegue de “uma forma natural ao mundo”.
Os “quiprocós”, desesperos e tentativas de esconder o adultério e gravidez acidental vão gerar um espiral de cenas hilárias onde a falsa moral da sociedade é desmascarada num jogo cênico inteligente e muito divertido.
Adulto - 12a
14/11 - 20h
Camille e Rodin – Vivo EnCena > CONVIDADO
Teatro Pedro II
De um lado, Camille Claudel, uma jovem intuitiva, dona de uma imaginação excepcional, uma mulher determinada que quebrou laços com sua classe social e a moral vigente, entrando em conflito com sua família e com as normas de conduta bem aceitas em sua época para se tornar uma artista grandiosa. De outro, Auguste Rodin, um gênio já maduro que com seu trabalho e talento, se transformou no maior escultor de todos os tempos, representando através de sua arte, as paixões humanas. O espetáculo reconstrói esse encontro, que se transforma numa paixão arrebatadora. Sem Camille, Rodin possivelmente não teria feito suas obras mais apaixonadas e, sem Rodin, Camille não seria a artista fantástica e nem o mito em que se transformou.

Adulto - 12a
15/11 - 20h
Os Cavalos Refugam Perante o Abismo (Jacareí-SP)
Teatro Municipal (Plateia sobre o Palco)
Os acontecimentos da rebelião de 1981 na cadeia de Jacareí que vitimou Franz de Castro Holzwarth, serviram como base para encenarmos nossa a ficção original sobre o sistema carcerário. No interior de uma penitenciária, acompanhamos quatro personagens: um Preso (André Ravasco) no interior da cela, as visitas de sua Mãe (Ingrid Estevez), o controle da Carcereira (Tatiane Siqueira) e a evangelização revolucionária de um Missionário (Gutto Moreira) que se relacionam numa sob a atmosfera tensa de indignação a cerca dos desrespeitos e violências que ferem os direitos humanos entre a população carcerária e os abusos de poder pelo aparelho repressivo. Entre eles há um jogo de crença e descrença em Deus que vai culminar com a singular conversão espiritual do Preso e no movimento de rebelião que vai arrastar os outros personagens para o enfrentamento de suas convicções.
Adulto - 16a
16/11 - 20h
Encontro de Dois (São José dos Campos)
Teatro Municipal (Palco Italiano)
A Dança, o Teatro e a Música a serviço do encontro de dois mundos muito próximos e distantes: o dos surdos e dos ouvintes. Através de uma aproximação com a Cultura Surda a descoberta de novas possibilidades corporais e de comunicação. O espetáculo explora a sinestesia, apresentando o que é Universal através do que é particular. O resultado é um espetáculo de teatro-dança que pode ser compreendido por ouvintes e não ouvintes.
Livre
17/11 - 20h
A.B.Ismo (Ribeirão Preto)
Teatro Municipal (Plateia sobre o Palco)
A história de "A.B.ISMO", texto de Lucas Arantes, é sobre um homem que procura um lugar para morar no Centro da cidade e o  encontro dele com o proprietário de um apartamento, que pretende alugar o local para poder viver de aluguel numa cidade do interior do país.
As cenas foram escritas em partes, em decorrência da própria criação dos atores em contato com fragmentos do texto criado pelo autor, que modificava as cenas para criar um mosaico de relações: Quem é “A” (vivido pelo ator Giba Freitas) e “B” (vivido pelo ator André Mendes) um para o outro? São amigos? Irmãos? Parentes? Amantes?
Adulto - 12a
18/11 - 20h
Yaguaretéa (Piraçaí-SP)
Teatro Municipal (Plateia sobre o Palco)
Iuaretê , palavra Tupi-gauarani, cujo significado é: “ a onça verdadeira”
Uma mulher aprisionada em sua solidão.
Um círculo que a rodeia.
Um ritual.
Um auto - encarceramento. Caminhos que sempre são iguais. A conversa incontestável com
alguém que nunca esteve e nunca estará.
Sua única possibilidade de sobre vivência, ser Yaguaretéa.
Uma mulher/ iuaretê proteica, um ser dividido, esquizofrênico, entre o mundo
harmoniosamente cruel dos animais e o inarmoniosamente cruel dos humanos.
Adulto - 14a

Nenhum comentário:

Postar um comentário